quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ayrton pesca - Programa de pesca - Dourado

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PESCANDO PIRARUCU DE APROX. 80KG...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Multifilamento: dicas úteis para o dia-a-dia

Cada vez mais presentes na carretilha ou molinete dos pescadores, as linhas multi exigem certos cuidados para serem bem conservadas

Muito pescadores fazem uma “cama” de monifilamento quando enrolam a linha de multifilamento. Particularmente, carrego esta linha na carretilha ou molinete do começo ao fim, apenas viro o lado da linha quando um lados está desgastado.

Com isso a parte de baixo, nova, ficará por cima da usada. Desta forma uso a linha quase que na sua totalidade sem riscos de ruptura em nós de emendas em casos de grandes tomadas de linha.
Na hora de enrolar, alguns pescadores enfrentam o problema ao começar o embobinamento. Por não ter elasticidade, a linha multi patina no carretel. Para evitar este problema, achei uma maneira interessante que é amarrar a linha no carretel, faço o nó e coloco um pedacinho de fita adesiva.
Para evitar o problema do fio da linha enterrar entre os outros, procuro usar multifilamento de maior espessura, entre 0,28mm a 0,35mm, mesmo aqui no Sudeste. Desta forma, raramente tenho problemas na hora do arremesso com travas e cabeleiras.
O pescador deve estar atento ao abastecimento ideal, que consiste em encher até o côncavo do carretel presente em quase todos os modelos de carretilhas atuais, como mostra a foto acima.

Lembre-se: o líder de fluorcarbono é indispensável. Faço o líder do menor que o comprimento da vara, de forma que não entre no distribuidor de linha. Isso evita que o nó não incomode o polegar e ainda não breque no distribuidor.







Fonte:  Revista Pesca & Companhia.

 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Teles Pires a morada dos peixes grandes


 Quem gosta de uma boa pescaria está sempre a procura de um local que tenha uma variedade de peixes muito grande. Prefere um lugar que tenha peixes maiores e que valorize a disputa e que ela não seja tão desigual. Este lugar maravilhoso que todos procuram, por incrivel que parece existe, está no Rio Teles Pires no Mato Grosso.

Legendário, o Rio Teles Pires serpenteia em meio à Floresta Amazônica, desvendando visuais magníficos em suas margens. Repleto de cachoeiras e grandes corredeiras, seu curso verte em direção ao Oceano Atlântico, traçando a divisa dos estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas.
Para os pescadores, no entanto, sua fama advém do fato de ser o habitat de peixes esportivos como as cachorras, as bicudas, as matrinxãs, os tucunarés, e espécies de grande porte como os jaús, as piraíbas, as pirararas, dentre outros.